segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Sobre burrice e ignorância...

Gente, boa noite!
Hj vou falar sobre minha idéia do que seja burrice e ignorância.
Para mim burrice se equivale a teimosia,o indivíduo não arreda  pé da decisão que tomou,fica lá persistindo e o pior compra briga com o mundo e deita de noite, para tentar convencer pelo menos o travesseiro, que estava certíssimo ao tomar determinada atitude.Persistir nessa situação é ainda pior! isso é burrice! para muitos burrice é lerdeza no apredizado formal,notas baixas,falta de atenção,etc...
Mas se vc for analisar bem até que o que eu digo tem um pouco de fundamento pq veja bem,o ato de o Burro(animal)empacar e não sair do lugar mesmo com tanta chibatada nas costas,nada mais é que pura teimosia do quadrúpede,uma vez que ele decidiu irracionalmente que não ia andar mais.

Agora a ignorância,ao meu ver é mais grave,a burrice(teimosia) pode ser levada até como parte da personalidade nata de determinado indivíduo,mas a ignorância não. Penso que sair da ignorância total aos assustos que nos cercam é muito simples,basta um pouco de curiosidade,vontade de ler e descobrir que vc  pode conhecer muito de tudo sem se esforçar tanto para isso.
Uma vez estava estudando um texto do Paulo Freire que falava sobre o método que ele utilizou para educar jovens e adultos que viviam no interior do Brasil,sem ler, sem escrever,soltos no vazio da ignorância, ele com sua sagacidade percebeu que, por mais limitado que fosse o aprendizado daquelas pessoas,por mais díficil que fosse a vida delas,elas eram extremamente cultas.Elas sabiam como cuidar da terra,sabiam contar histórias que vinham de seus ancestrais,sabiam suas danças típicas...O que então Paulo Freire fez? colocou esses elementos do cotidiano dessas pessoas em suas aulas para ensiná-las a ler e a escrever,criou o método Paulo Freire de alfabetizar jovens e adultos.
Então,não é porque vc vive numa cidade distante ou porque vc não tem condições de comprar livros e fazer cursos ou frequentar uma boa escola que vc vai se conformar e deixar de aprender. Sei que nosso país poderia investir muito mais em educação e que tudo poderia ser muito melhor do que é,mas o básico a maioria tem que é saber ler e escrever e a partir daí meu amigo(a) adquirir conhecimento é apenas uma questão de vontade.
Boa Noite
Abração
karla Rubian

Nenhum comentário:

Postar um comentário